Uma condição essencial para a cultura bem sucedida de células in vitro é a reprodução  fiel do ambiente in vivo do respectivo tipo de célula. Por isso, a natureza da superfície do recipiente de cultura desempenha um papel particularmente importante, uma vez que muitos tipos de células só podem sobrevier, proliferar e diferenciar-se depois de uma adesão bem sucedida.

Para atender às exigências dos mais variados tipos de células possíveis , a Sarstedt oferece garrafas e placas com três superfícies de crescimento diferentes. Para uma identificação inequívoca dos recipientes, mesmo depois de retirados da embalagem, os produtos estão marcados da seguinte forma:

Células Aderentes celulas-aderentes-vermelha

Graças a um tratamento especial da superfície de poliestireno, é possível colocar grupos hidrófilos na superfície. Isso permite a ligação das proteínas da superfície das células e, desta forma, a adesão das células à superfície de plástico . Por isso, a superfície de crescimento padrão hidrófila, codificada em vermelho, oferece, assim, um excelente substrato de cultura para muitas células aderentes.

Células Aderentes Exigentes Células aderentes exigentes

As Células primárias, as linhas de cultura de células sensíveis e as células cultivadas em condições de soro reduzido/ Ausência de soro são extremamente exigentes quanto à superfície dos recipientes de cultura de células. A superfície de crescimento Cell+, codificada em amarelo, foi especialmente desenvolvida para essas células. Graças a um tratamento especial da superfície de plástico, é possível colocar grupos polares adicionais na superfície hidrófila. Isso permite uma reprodução melhorada do ambiente in vivo e, desta forma, a adesão de células exigentes. Devido a suas propriedades, a superfície Cell+ pode tornar supérflua, em muitos casos, a utilização de placas de cultura revestidas.

 

Células em Suspensão Células em suspensão

Para as células em suspensão (sobretudo células de origem linfoide e células de hibridoma. etc.), que não são cultivadas aderindo à solução, são especialmente indicados as placas cultura com superfície de crescimento hidrófoba verde. A superfície hidrófoba minimiza a perda de células durante a subcultura devido a microadesão não desejada.