Descrição
Visão Geral
O premiado espectrômetro MATRIX-F FT-NIR permite medição direta em reatores e tubulações de processo, permitindo um melhor entendimento e controle do processo.
- Resultados exatos em linha em segundos
- Múltiplos componentes por medição
- Análise não destrutiva
- Multiplexador integrado de 6 portas como opcional
- Transferência pela técnica direta
- Projeto robusto
- Conectividade Ethernet e protocolos de comunicação padrão
FT-NIR em tempo real
É fato que a análise FT-NIR on-line e em tempo real apresenta diversas vantagens.
No entanto, os espectrômetros convencionais podem ser instalados somente próximos do processo que monitoram, expondo o analisador a ambientes agressivos, como extremos de temperatura e exposição à poeira e sujeira.
Além disso, o instrumento é instalado em áreas de difícil acesso e frequentemente classificadas.
Com o uso de tecnologia de fibra ótica, os pontos de medição de difícil acesso podem ser acessados por sondas de fibra ótica industriais endurecidas, ficando o MATRIX-F instalado em uma casa de analisadores.
A Bruker Optics oferece soluções completas para diversos serviços de análise on-line.
Máxima Utilidade
O MATRIX-F é o único espectrômetro FT-NIR que, em um único instrumento, oferece capacidade de medição com e sem contato com o material, com emprego de tecnologia de fibra óptica:
- Sondas de Fibra Óptica: Podem ser adotadas sondas clássicas de reflexão difusa, transreflexão ou transmissão com diversos comprimentos de encaminhamento, bem como células de fluxo de processo ou conjuntos para plantas piloto. As sondas são disponibilizadas em diversos materiais, como aço inoxidável ou Hastelloy.
- Cabeçotes para Medições sem Contato: O cabeçote de iluminação e detecção NIR por fibra ótica contém fontes de tungstênio que iluminam a amostra. A luz espalhada é então captada e conduzida por cabo de fibra óptica até o espectrômetro. Assim, a medição sem contato pode ser feita de forma remota, abrindo todo um leque de novas aplicações. Podem ser interligados até 6 cabeçotes a um mesmo espectrômetro MATRIX-F de emissão ou duplex.
Detalhes Técnicos
O MATRIX-F pode ser operado com sondas de fibra ótica convencionais e células de fluxo, mas também com cabeças de medição sem contacto.
Dependendo das suas necessidades, o MATRIX-F pode ser equipado de várias maneiras:
MATRIX-F: espetrómetro FT-NIR clássico com acoplamento de fibra ótica para a utilização de células de fluxo e sondas convencionais (para sólidos e líquidos).
Emissão MATRIX-F: versão especial do espetrómetro MATRIX-F para a utilização de cabeças de medição acopladas à fibra, unicamente para a medição sem contacto.
MATRIX-F duplo: extensão dos espetrómetros FT-NIR MATRIX-F clássicos para a utilização simultânea de sondas de fibra ótica e cabeças de medição acopladas à fibra.
Tecnologia avançada
O MATRIX-F é um espetrómetro de processo FT-NIR específico que é capaz de resistir a ambientes adversos.
Este instrumento utiliza uma ótica moderna para uma extraordinária sensibilidade e estabilidade num módulo compacto. O seu design inovador proporciona resultados de alta qualidade consistentes, menores períodos de paralisação, transferência direta de métodos e a possibilidade de novas aplicações inacessíveis a outros instrumentos menos sensíveis e precisos. O suporte total de protocolos de comunicação padrão da indústria garante uma integração simples.
O MATRIX-F pode ainda ser instalado no laboratório como um sistema autónomo, para o desenvolvimento de métodos, e depois transferido diretamente para a aplicação de processo. Está disponível como uma unidade independente, com uma caixa de proteção NEMA 4/IP66 (impermeável), mas também pode ser instalado numa estante padrão de 19 polegadas, num armário termorregulado. O MATRIX-F pode ser equipado com um multiplexador de fibra ótica de 6 portas.
MATRIX-F à prova de explosão
O MATRIX-F também está disponível na versão à prova de explosão, classificada como ATEX, em conformidade com os seguintes padrões:
- II 2G Ex px II T6 Gb
- II (1) G [Ex op is T4 Ga] II C
Manutenção
O MATRIX-F foi desenvolvido para fornecer fiabilidade e facilidade de manutenção. Os componentes consumíveis em suportes pré-alinhados podem ser trocados pelo utilizador, sem qualquer necessidade de realinhar a ótica. O instrumento pode ser rapidamente submetido a uma revisão para uma interrupção mínima do processo de fabrico.
Validação do desempenho do instrumento
O MATRIX-F está equipado com uma roda de filtros automática, que inclui filtros e materiais padrão para testar o desempenho do instrumento. O software OVP (programa de validação OPUS) executa uma série de testes de desempenho, avaliando o desempenho do instrumento e garantindo que o mesmo está a funcionar dentro das especificações — pré-condição para aplicações na indústria farmacêutica.
Conectividade
O software CMET oferece uma interface padrão da indústria (OPC) que permite ao OPUS ser integrado em qualquer ambiente de controlo de processo, utilizando uma ampla gama de protocolos e interfaces de comunicação padrão, incluindo 4–20mA, Modbus, Profibus DP e OPC.
As tecnologias utilizadas estão protegidas por uma ou mais das seguintes patentes: US 7034944
Aplicações
Monitorização de processos FT-NIR
Atualmente, muitos fabricantes estão a esforçar-se não apenas para produzir produtos finais da mais alta qualidade, mas também para melhorar a eficiência de fabrico, tirando a tecnologia de análise do laboratório e aplicando-a nas suas fábricas. Através de um controlo mais rigoroso do processo de fabricação, é possível otimizar a utilização de materiais e reduzir ou eliminar a produção de materiais fora da especificação, evitando assim custos de reprocessamento ou de eliminação.
As aplicações comuns de monitorização de processo incluem a monitorização direta de reações químicas e a qualidade de produtos intermédios e finais:
- Medição direta em tubos e reatores de processo, através de correias transportadoras.
- Medições remotas a longas distâncias.
- Melhor compreensão e controlo dos processos.
- Ferramenta ideal para determinar a homogeneidade de processos de misturas, concentrações de químicos constituintes e o estado dos processos de polimerização em várias indústrias.